BENEFÍCIOS DO PILATES

Fortalece a musculatura abdominal
Correção postural
Desenvolve a consciência corporal
Melhora a coordenação motora
Reabilitação de lesões
Alívio de dores crônicas
Diminui a tensão e a fadiga
Estimula a circulação
Aumenta a capacidade respiratória
Alonga e dá flexibilidade
Define os músculos e modela o corpo
Relaxante no combate ao stress
Previne a osteoporose

AS AULAS APRESENTAM:
Exercícios suaves e eficazes;
Poucas repetições de cada movimento;
Grande repertório de exercícios;
Aulas únicas, evitando monotonia;
Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
Resultados duradouros;
Construção de uma postura correta e natural;

Exercícios com a devida eficácia para não haver desgaste físico!

Sem monotonia, poucas repetições com intensidade, a variedade e aparelhos e acessórios próprios para cada tipo de movimento.
O Pilates é agradável e fácil.

HISTÓRIA

Durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph Hubertus Pilates foi confinado pelos britânicos por sua nacionalidade alemã. Com isso decidiu desenvolver idéias sobre saúde e condicionamento físico. Foi como enfermeiro, durante este período, que resolveu experimentar molas ligadas às camas hospitalares, de modo que os pacientes pudessem tonificar seus músculos antes mesmo de se levantarem. Montou seu primeiro estúdio em Nova Iorque, para onde se mudou em 1923. Este novo método foi um sucesso imediato nos EUA, particularmente entre os dançarinos, que estavam propensos a lesões, pois podiam se recuperar mais rapidamente. Isso numa época em que os efeitos terapêuticos da recuperação imediata ainda não eram reconhecidos.

Joseph estava muitos anos a frente de seu tempo. Em 1934 escreveu “Your Health”, onde falava sobre Contrologia, a base de todos os fundamentos de seus exercícios., ele proprio acreditava que uma pessoa saudável era aquela com uma mente forte e controle total de seu corpo e com esse pensamento acabou criando mais de 500 exercícios, caracterizados por alongar e fortalecer globalmente e simultaneamente a musculatura corporal, esses exercícios podem ser realizados no solo, que seria o Mat Pilates, ou em equipamentos que o mesmo inventou, dotados de molas e polias para prover resistência.

Porém foi sua esposa Clara Pilates, enfermeira profissional, que ao longo do tempo aperfeiçoou os conceitos e exercícios de maneira a beneficiar efetivamente os clientes com lesões físicas ou em condições de saúde mais precária. A partir da década de 1990, esses ensinamentos se difundiram como prática de profissionais de saúde das áreas da reabilitação. Hoje em dia o método atingiu as pessoas que procuram qualidade de vida por meio da pratica de exercícios físicos, sendo praticado por milhões de indivíduos.